A população de Turvo está convivendo com uma das mais importantes obras de infraestrutura já executada no município. Começou nesta quarta feira (30) a construção de valas para a implantação da rede de esgoto. As obras começam perto do Rio do Turvo, fora do Centro da cidade.
Às vésperas de completar 37 anos e com oito gestões anteriores, já que o primeiro prefeito José Pereira de Campos, teve mandato de seis anos, à atual administração municipal, o saneamento básico inexiste. “Aqui o saneamento básico é zero”, diz o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário. Segundo ele, inicialmente, serão 1.180 metros de rede desde a estação de tratamento até o centro. Já na cidade serão 3.250 metros de rede atendendo 144 ligações nesta primeira etapa, em parceria com a Sanepar.
“Já estamos buscando novos recursos junto a Fundação Nacional de Saúde [Funasa] para ampliação da rede”. De acordo com o prefeito, somente na cidade há mais de mil casas. “Até então, não tínhamos nada de saneamento básico. E isso significa saúde, que é um dos direitos básicos do cidadão”.
Sem a rede coletora de esgoto, a maioria das residências tem fossas sanitárias que precisam ser esgotadas. Muitas possuem ligações clandestinas. Como não há a prestação de serviço nesse setor, o caminhão limpa-fossa precisa ser descarregado em Guarapuava.