O município de Turvo está investindo na defesa, proteção e empoderamento das mulheres e, para isso, está dando um passo fundamental para assegurar a participação feminina nas atividades políticas, econômicas e culturais. O município acaba de viabilizar a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e realiza sua primeira reunião de organização no dia 27 de novembro, às 9h30, no auditório da Prefeitura.
De acordo com Grasiele Hack, assistente social que integra a gestão da Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social de Turvo, o primeiro encontro oficial com os membros definidos no decreto municipal servirá para alinhar as ações do Conselho.
“Faremos reuniões bimestrais. Nesta primeira reunião, vamos discutir questões ligadas ao regimento, as eleições e atividades do grupo”, disse.
No processo de implantação municipal, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran de Lima, teve uma participação importante. Em um encontro realizado no município, Priscila repassou orientações às mulheres turvenses sobre assuntos como os direitos da mulheres, tipos de violência, necessidade de ações de prevenção e melhoria nos atendimentos as vítimas de violência.
Na avaliação de Grasiele, o diálogo com a secretária Priscila foi bastante válido. “Ela compartilhou com as mulheres casos de violência em Guarapuava, o histórico da luta feminina, a importância do trabalho de prevenção e mobilização em defesa das mulheres, questões que irão nos auxiliar em nossas atividades em Turvo”, declarou.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o encontro contou com a presença das representantes da Associação da Campina dos Morenos, Associação da Vila Jaime, Coletivo Feminista Col. Edite, Laboratório ACBT, Hospital Bom Pastor, APAE, Sindicato Rural, Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura e CRAS.