22/08/2023
Cotidiano Região

Turvo terá R$ 22 milhões para novo sistema de distribuição de energia

Serão 30 quilômetros de nova linha de distribuição de média tensão de 34 mil volts que será construída entre Turvo e Guarapuava

energia turvo1

Conforme o programa, serão 30 quilômetros de rede de energia (Foto: Ascom/Prefeitura de Turvo)

Uma nova linha de distribuição de média tensão de 34 mil volts será construída entre Turvo e Guarapuava. Conforme a Prefeitura, são cerca de 30 quilômetros de rede de distribuição de energia, às margens da PR-466. Esse novo sistema será conectado à subestação Turvo. Atualmente, a Copel atende 5.325 mil ligações de energia no município. Destas, 3.263 são residenciais, 291 estabelecimentos comerciais. Além de 54 indústrias e 1.717 propriedades rurais.

De acordo com a administração municipal, com isso, em um eventual problema com a fonte principal, a rede elétrica ganha uma segunda opção de fornecimento. Conforme a administração, são mais de R$ 22 milhões para em obras de média tensão. Assim, o valor refere-se ao triênio 2021 a 2024.

Nesse período haverá a instalação de novos reguladores de tensão, religadores automáticos e religadores monofásicos. Tudo isso nas áreas urbana e rural. Também serão feitas ampliações nas redes de distribuição. “Os novos investimentos vão garantir o fornecimento de energia em quantidade e qualidade para apoiar o crescimento projetado para os próximos anos”.

Conforme a Prefeitura, Turvo está inserido no programa Paraná Trifásico. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado e da Copel com o objetivo de beneficiar especialmente os produtores rurais. De acordo com o programa, a prioridade é o atendimento aos setores do agronegócio que dependem da energia elétrica intensiva para a produção. Além de apoiar os produtores de leite e derivados, suinocultura, avicultura, piscicultura e fumo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.