A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) fechou uma parceria de cooperação técnico-científica com a Usiminas, para o desenvolvimento em escala piloto da patente de invenção de tubos e dutos de base à base de grafeno. O projeto é referente à primeira patente internacional da UEPG, que se encontra em fase de depósito em outros países.
O acordo prevê etapas de desenvolvimento da pesquisa na UEPG e na Usiminas, com o objetivo averiguar a viabilidade econômica da patente para um futuro desenvolvimento em escala semi-industrial.
A pesquisa intitulada “Tubos, dutos ou risers de aço à base de grafeno, método de fabricação dos mesmos e sua utilização para o transporte de petróleo, gás e biocombustíveis” é de autoria dos pesquisadores André Luís Moreira de Carvalho e Nadia Khaled Zurba (Departamento de Engenharia de Materiais). Eles desenvolveram um produto com base no grafeno (material 100 vezes mais resistente que o aço), que poderá produzir impacto nos setores de transporte de energia, produção e utilização de equipamentos no campo do petróleo, em sistemas risers (dutos) submarinos (offshore) de águas ultraprofundas (superior a 1.500 m) ou sistemas terrestres (onshore).