22/08/2023

UEPG lança 40º Festival Nacional de Teatro

Os 40 anos do Fenata (Festival Nacional de Teatro) inicia a programação comemorativa, nesta terça-feira, dia 27,  em Ponta Grossa, com o espetáculo “De malas prontas para lugar nenhum”, às 19h30, no Cine Teatro Ópera. No mesmo dia será feito o lançamento do selo 2012: O Ano da Cultura na UEPG.

 

A referência ao ano da cultura registra um momento importante que destaca datas de promoções tradicionais da instituição, segundo o professor Cláudio Jorge Guimarães, chefe da Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex)

 

Com o lançamento do selo, a UEPG faz homenagem, entre outros, aos 10 anos de exposições da Galeria de Artes da Proex; à 15ª edição da Noite de Seresta (26/4); 25ª edição do Festival Universitário da Canção (20 a 23/6); 30ª edição do Encontro de Corais (15 a 17/8); e 40ª edição do Fenata (6 a 14 de novembro).

 

São promoções do calendário de eventos da UEPG e que respondem às demandas da área cultural da cidade e região. As iniciativas são realizam sistematicamente e estão próximas do público que sempre está na expectativa de cada uma de suas realizações.

 

COMÉDIA SURPREENDENTE

Sem usar uma única palavra, a peça “De Malas Prontas para lugar nenhum” impressiona por onde passa através de uma linguagem universal. De autoria e com direção de Pepe Núñez, a comédia traz no elenco Vanderléia Will e Lily Cursio. Com várias premiações, De Malas Prontas é a presença nos palcos da Cia Catarinense Pé de Vento Teatro.

 

A comédia (sem fala) conta a história de duas mulheres obrigadas a compartilhar o mesmo banco de um aeroporto. É uma situação que, rapidamente, gera conflitos e leva a uma guerra. Na peça do diretor espanhol Pepe Núñez, o humor determina o ambiente para se tratar dos conflitos do cotidiano. É uma crítica à irracional violência do dia a dia.

 

As atrizes do espetáculo passam as marcas desses conflitos através de gestos, intenções e recursos circenses. No decorrer da peça, o público percebe que compartilhar não é fácil. É quando conflitos se armam até a situação tomar um rumo em que só há uma saída: a guerra.

São 65 minutos que destacam, além da direção e atrizes, o trabalho de Luis Otávio Guedert e Pepe Núñez (cenografia), Sergio Machado e Pepe Núñez (trilha sonora), Ana Paula Possap (locução em off), Claudia Goulart (maquiagem/cabelo), e Luis Carlos Nem (iluminação).

 

Na proposta de Pepe Núñez, o público encontra momentos divertidos que marcam o seu envolvimento com uma comédia que se apresenta como uma das mais surpreendentes da cena contemporânea.

 

A estreia da peça ocorreu, em abril de 2003, em Florianópolis, e seguiu conquistando prêmios e a aclamação do público e o respeito da crítica. Fez mais de 600 apresentações no Brasil, além de países como Espanha, Portugal, Estados Unidos, Argentina, México, Áustria e Andorra (foram mais de 250 apresentações pelo mundo).

 

HISTÓRIA ININTERRUPTA 
“De malas prontas para lugar nenhum” inicia as comemorações dos 40 anos do Festival Nacional de Teatro. A história do festival começa, em novembro de 1973, a partir da proposta de Telmo Faria, primeiro diretor do Grupo de Teatro Universitário (GTU). O festival marcou a memória das gerações dos anos 70 e 80 e se firmou como um dos mais tradicionais festivais de teatro do país.

Antes Festival Nacional de Teatro Amador, o Fenata, hoje, tem destaque no calendário dos eventos do gênero, especialmente para os grupos teatrais de diversas regiões brasileiras. Com a coordenação do professor Cláudio Jorge Guimarães, o Fenata se fortaleceu e cresceu em suas propostas para o público.

A partir de um trabalho planejado, a DAC tem conseguido, via parcerias, diminuir os custos de produção do festival, adequando a qualidade da promoção aos recursos captados. Em sua 40ª edição, o Fenata traz em sua promoção os registros de uma história ininterrupta de espetáculos.

 

Aen

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.