A Universidade Estadual de Ponta Grossa vai proporcionar uma experiência diferente ao público em geral e aos que têm foco no conhecimento científico e geológico. No dia 24 de abril haverá uma visita virtual ao Geossítio Buraco do Padre. Sendo assim, a visita ocorre ao vivo, das 16h às 17h, com transmissão pelo Youtube.
A iniciativa do Departamento de Geociências da universidade, juntamente com o Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (Labtan), do Departamento de Turismo, em parceria com o Parque de Natureza Buraco do Padre e Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (Gupe).
Conforme o professor do curso de Geografia, Gilson Burigo, o patrimônio geológico dos Campos Gerais ficou famoso nacionalmente, e como tem sido objeto de diversas pesquisas da UEPG e do Gupe, o grupo privilegiou o Buraco do Padre como local para visitação virtual. Assim, a UEPG, acrescenta Burigo, tem uma longa tradição em pesquisas e formação de recursos humanos em temas geocientíficos, com grande destaque nas áreas de geoconservação, geoturismo e divulgação em geociências.
Além disso, Burigo adianta que o grupo pretende avançar na divulgação de geociências como um conhecimento fundamental para a sociedade. “Então, em termos locais, pretendemos reforçar a necessidade de conservar as áreas especiais do patrimônio geológico, os chamados geossítios. Desse modo, destacando seu valor cênico, ecológico, cultural, mas principalmente seu valor para a ciência, educação básica e superior”.
Leia outras notícias no Portal RSN.