22/08/2023
Brasil Geral

UItrassom veterinário e os cuidados com o seu pet

imagem-129280

Da Redação

Guarapuava – Não é novidade na Medicina o uso de aparelhos de ultrassom e a importância para o diagnóstico de doenças. A Medicina Veterinária acompanha as novidades tecnológicas para que os pets tenham também os melhores tratamentos. Os aparelhos de ultrassom veterinários, por exemplo, têm ajudado muitos profissionais na elaboração de exames mais precisos e a garantir o melhor tratamento para os pets.

Através de aparelhos modernos e simples de usar, o profissional pode identificar gestações precoces, visualizar qualquer alteração de tamanho nos órgãos que no exame de raio x não é possível identificar, tumores primários, além da velocidade do resultado, que pode ser no mesmo instante.

O exame acontece por indicação do veterinário e por isso é importante que no momento da consulta sejam apresentados qualquer observação fora do comum como perda de peso, abdômen inchado, vômitos e diarreias constantes, suspeita de gestação, entre outros.

Uma das vantagens do ultrassom veterinário é que o exame é totalmente indolor e muitas vezes funciona até como um calmante para os animais, pois o aparelho que realiza funciona muitas vezes como um massageador na região analisada. O uso de focinheira ou a sedação do animal raramente acontece, apenas se ele estiver muito agitado e oferecer perigo.

Antes do exame, assim como em humanos, também existe uma preparação do animal. Geralmente é indicado que ele esteja de jejum de pelo menos 8h e que não urine uma hora antes. A ingestão de água geralmente é livre e o exame acontece pela manhã. Na hora do exame é feito o procedimento de tricotomia, que é a depilação da área a ser analisada e em seguida é aplicado um gel à base de água para remover qualquer sinal de ar entre a pele do animal e o aparelho.

A ultrassonografia em animais, sem dúvida ajuda muito na qualidade dos exames e é importante até mesmo na hora de fazer um simples checkup. A duração é em torno de 30 minutos sem causar nenhuma dor ou incômodo ao animal, portanto se o veterinário sugerir o exame tenha certeza de que o animal terá um diagnóstico eficaz. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.