22/08/2023


Cotidiano Economia Guarapuava Paraná

Último Caged aponta saldo negativo de empregos em Guarapuava

Guarapuava teve o fechamento de 189 vagas de trabalho conforme o Novo Caged. O resultado se deve aos setores da Indústria e Construção Civil

carteira de trabalho

Guarapuava teve o fechamento de 189 vagas de emprego conforme o Novo Caged. O resultado se deve aos setores da Indústria e Construção Civil (Foto: Reprodução/Vagas.com)

Guarapuava fechou o último Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) com saldo negativo de 189 empregos. O município já vinha desde outubro com resultados desfavoráveis. Isso porque em outubro, por poucos dígitos, Guarapuava não zerou o saldo de empregos e registrou apenas quatro postos de trabalho.

Já em novembro, o Novo Caged apontou 1.826 admissões contra 2.015 demissões. Ou seja, uma diferença de 189 vagas. O setor que mais contribuiu para esse resultou foi a Indústria, que chegou ao resultado negativo de 329. Assim, houve 249 contratações contra 578 desligamentos. O setor tinha que ter se recuperado em outubro, porque terminou com o fechamento de 122 postos de trabalho.

O grande número de demissão da Indústria em Guarapuava, ocorre no mês seguinte ao término do processo eleitoral, que deu a vitória nas urnas a Luis Inácio Lula da Silva, para a presidente do Brasil. O setor de Construção Civil também teve um saldo negativo de 27 vagas de emprego. De acordo com o Caged, Guarapuava teve 181 contratações e 208 desligamentos. Mas vale lembrar que desde setembro, o setor não fecha com resultado positivo.

SALDOS POSITIVOS

Em contrapartida, a Agropecuária segue com um saldo de 20 contratações com carteira assinada. Isso porque, o Caged mostrou que teve 91 admissões e 71 demissões. Em novembro, o setor teve uma queda nas admissões, uma vez que em outubro, a Agropecuária tinha acabado de se recuperar com 41 postos de trabalho. Em setembro, houve apenas nove pessoas admitidas.

Ainda conforme o relatório, o setor de Serviços também segue com um bom resultado com 64 vagas criadas ou mantidas. O mês de novembro somou 685 pessoas contratadas e 621 demitidas. Mas o melhor saldo ficou para o Comércio que terminou com saldo de 83 contratações. Assim, ocorreram 620 admissões contra 537 demissões.

PARANÁ 

O Paraná teve saldo positivo de 4.832 empregos em novembro. Com o resultado, já soma 153.693 empregos gerados em 2022. Dessa forma, o Estado se consolida como o maior empregador da Região Sul.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo