22/08/2023



Cotidiano Previsão do tempo

Último fim de semana do outono será de chuva em Guarapuava

Conforme a previsão do Simepar, a previsão é de que o inverno gelado e seco. E ainda deve ter muito nevoeiro

chuva gua

Outono está terminando (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Nesta sexta (18), o dia amanheceu com muita nebulosidade em Guarapuava. Nas primeiras horas da manhã, os termômetros marcavam apenas 10ºC, mas com sensação térmica de 9ºC. Nesta sexta (18) os especialistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) afirmaram que o inverno, que começa na próxima segunda (21), deve ser gelado e seco. Além disso, com muito nevoeiro e alguns veranicos.

Conforme as informações, a previsão é de que hoje (18) deve chover durante a tarde. O volume esperado chega a 11 milímetros. As temperaturas não sobem muito, e variam entre 8ºC e 12ºC. Além disso, a chuva deve continuar amanhã (19). Porém, com volume bem mais expressivo: 47,6 milímetros. Os termômetros ficam entre 10ºC e 12ºC.

Para o último dia do outono, domingo (20), não há previsão de chuva. Mas, o céu fica nublado desde as primeiras horas da manhã. Ainda conforme a previsão dos especialistas, as temperaturas sobem um pouco e variam entre 9ºC e 16ºC.

PREVISÃO PARA O INVERNO

Para o primeiro dia de inverno o tempo fica parcialmente nublado nas Regiões Norte e Noroeste. Chuvas ocorrem a partir da tarde no Litoral, na Capital e nas regiões Central, Sul, Oeste e Sudoeste. O dia deve ser ensolarado no Norte Pioneiro e nublado em Guaíra e Campos Gerais. A temperatura mínima prevista é de 8 ºC em União da Vitória. A máxima deve atingir 26 ºC em Paranavaí e Jacarezinho.

Nos próximos dias, no entanto, a tendência é de queda na temperatura. As médias mínimas da estação giram em torno de 10° C. O meteorologista Reinaldo Kneib, para este inverno são esperadas ondas de ar frio e seco. Além disso, serão frequentes, segundo ele, episódios de frio intenso por vários dias consecutivos, incluindo a formação de geada. Podem ocorrer alguns veranicos, períodos de tempo seco e quente mais frequentes a partir da segunda quinzena de agosto.

Os fenômenos El Niño e La Niña não se manifestarão neste inverno. Após influenciar o clima nos últimos meses no Paraná, La Niña dissipou-se sobre o Oceano Pacífico Equatorial. Alguns modelos meteorológicos preveem um repique com fraca intensidade na primavera e no início do verão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo