A celebração de uma missa, às 19h desta segunda (22), na Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, marca o primeiro ano da ausência do ex-deputado Bernardo Ribas Carli.
Vítima de acidente aéreo em 22 de julho de 2018, Bernardo tinha 32 anos e uma carreira política em ascensão. Ele estreou na política aos 23 anos, depois que seu irmão, o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli renunciou ao mandato por ter se envolvido em acidente automobilístico.
Suplente do então deputado Osmar Bertoldi, Bernardo assumiu a vaga aos 25 anos de idade. Conhecido pelo carisma, pela simplicidade, e pelo jeito próprio de legislar, Bernardo conseguiu alçar voos por mérito próprio. Em pouco tempo desvencilhou-se da imagem do pai, o ex-prefeito de Guarapuava Fernando Ribas Carli.
Deputado em segundo mandato, Bernardo já tinha a reeleição garantida e a previsão era de que seria eleito com o maior número de votos dentro da Assembleia Legislativa.
Entretanto, a carreira foi interrompida junto com a sua vida. Porém, apesar do passar do tempo, os órfãos políticos deixados por Bernardo ainda lamentam a sua ausência. Esse é o caso de prefeito de Candói, Gelson Costa. “O Bernardo era meu amigo. Era o deputado de Candói”, disse o prefeito na ocasião da morte do parlamentar.
Assim como Gelson Costa, outros prefeitos e setores também lamentam a morte do deputado.
VÁCUO POLÍTICO
Assim, em Guarapuava, o vácuo continua aberto. Afinal, Bernardo seria o candidato à sucessão do prefeito Cesar Silvestri Filho (Cidadania) e com eleição praticamente garantida.
Sem ele, o Grupo Carlista tenta não se dissipar e experimenta alguns nomes para ocupar o vazio. Um deles, e com maior inserção nas redes sociais, é o advogado Samuel Ribas Abreu. Recentemente, ele foi o anfitrião de jantar que reuniu Carli e Cesar Filho.
Outra possibilidade é uma composição entre o Grupo Carlista e Cesar Filho. De acordo com informações, já existem conversas nesse sentido. Porém, o grupo do prefeito ainda não possui nome definido. “É cedo para pensar nisso. Estou voltado ao pacote de obras que vamos lançar agora no segundo semestre”, disse Cesar Filho.
Entretanto, quem reivindica o espaço é o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro (PDT).