A novela acabou, mas o assunto ainda dá muito pano para manga. Com um até breve, Neymar anunciou a sua transferência do Santos para o Barcelona. Mas o futuro da “jóia santista” em gramados europeus ainda é tão duvidoso quanto os detalhes da negociação que levou o craque ao time catalão.
Prever o futuro de um jogador que deixa o Brasil para jogar na Europa é complicado. Já tivemos grandes craques que deixaram o país e voltaram com o rabinho entre as pernas tempos depois. Outros jogadores medianos saíram do Brasil como “zé ninguéns” e ganharam fama na Europa.
A expectativa de todos é que o Barcelona seja o trampolim que leve Neymar a alcançar o titulo de melhor do mundo, mas a realidade pode ser diferente para o ex-santista.
Assim como qualquer outro jogador que trocou a América do Sul pela a Europa, Neymar terá de passar por um período de adaptação ao futebol do velho continente. Apesar do renome que o Barcelona tem, o clube catalão não é lá o melhor lugar para um jogador iniciar sua carreira européia.
O Barcelona adotou o esquema do “time que está se ganhando não se mexe” e por muito tempo manteve seu elenco fechado. Prova disso é que jogadores como: Valdés, Piqué, Puyol, Daniel Alves, Iniesta, Xavi, Pedro e Messi são figurinhas carimbadas e donos de suas posições há muito tempo.
Grandes jogadores, que assim como Neymar foram contratados a peso de ouro, sofreram com isso e não conseguiram brilhar no clube. Ibrahimovic, David Villa, Fàbregas e mais recentemente, Alexis Sanchez, são provas da dificuldade de se sobressair no Barça.
Pesa ainda contra Neymar o mau momento vivido pelo clube espanhol. Humilhado pelo Bayern na Champions, os espanhóis jogam todas as suas cartas na próxima temporada para rever o status de melhores do mundo.
Nesse contexto, um insucesso de Neymar logo em sua temporada de estréia, o que não seria nenhuma anormalidade ou demérito, poderia ser fatal para o brasileiro. Com toda a pressão que existe sobre os ombros do garoto, um ano fraco de Neymar pode significar um desprestigio do futebol do craque e a volta do seu nome ao mercado. Nessas circunstancias uma volta ao futebol brasileiro também poderia ser plenamente possível e o até breve ser bem mais breve do que se imaginava.