Hoje é um grande dia, um grande dia para o futebol brasileiro. Em poucos instantes, Neymar, atualmente o melhor jogador do país, estreará no Camp Nou pelo Barcelona. Ver o brasileiro atuar pelo Barça é como o ver um filho, um amigo, um irmão passando no vestibular e se encaminhando para uma carreira de sucesso.
Isso ocorre pela proximidade que temos com o craque. Neymar viveu um fenômeno interessante, foi seguido pela imprensa e pelo público desde que mostrou os primeiros lampejos de talento e pensou em ser jogador de futebol.
Lembro-me de conversar sobre isso com a minha amiga e jornalista Carolina Teles. A conversa virou coisa séria e se transformou em um artigo acadêmico, denominado de “ A imprensa esportiva e as promessas do futebol” escrito pela jornalista. Nesse artigo, Carolina analisou uma reportagem do Globo Esporte de 2007, que apresentava ao mundo as principais promessas do futebol brasileiro.
Entre as jóias do futuro estava Neymar, que então com 15 anos ainda estava nas categorias de base do Santos, mas já era notícia desde os seus primeiros jogos no futebol de salão.
Hoje, 6 anos depois, vemos que a promessa Neymar enfim virou realidade, e hoje vive o seu grande dia. O dia em que Neymar joga pela primeira vez por uma das melhores equipes do mundo e dá mais um passo a caminho de ser o melhor jogador do planeta em breve.