22/08/2023



Região Segurança

Um mês após fuga, Cadeia Pública de LS passa por reestruturação

Obras na cadeia ficam prontas em 40 dias. Celas ganham banheiros, presos terão entrada isolada, além da pintura e reforço na segurança

destaque CADEIA LS

Obras na cadeia ficam prontas em 40 dias. Celas ganham banheiros, presos terão entrada isolada, além da pintura e reforço na segurança (Foto: Deppen)

Após a fuga de 10 presos da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul no dia 11 de dezembro de 2022, a unidade passa por reformas. Dez presos trabalham nas obras e outros nove estão em canteiros externos, em empresas privadas. Contudo, conforme o coordenador Regional do Deppen, Paulo Bilek, as prisões em flagrante e os mandados de prisão estão sendo cumpridos normalmente.

“Após a apresentação do preso, tem a audiência de custódia. Se ele permanecer preso, guardo cinco dias ele ali, e trago para Guarapuava”. Bilek disse que neste período de transferência – caso ocorram novas prisões -, não haverá superlotação da Cadeia de Guarapuava. “Quando nós pegamos, a cadeia pública [Guarapuava] estava com 460 presos, e agora está com 400”.

De acordo com Bilek, a Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul está passando por uma minirreforma e reestruturação. Antes havia banheiro coletivo, e agora estão sendo construídos banheiros nas celas.

REDUÇÃO DE PRESOS

(Foto: Deppen)

Conforme o coordenador regional do Deppen, havia 200 presos na unidade. Mas com a reforma, a cadeia passará a abrigar apenas 100. Além disso, a coordenação afirmou que houve a troca do gestor, e que este estará acompanhado de três policiais penais. “A unidade continua com a rotina normal. A ‘Operação sem Privilégios’, serviu para corrigir as falhas que existiam ali”.

Antes para o preso chegar à carceragem, precisava passar pelo meio do administrativo, algemado. Agora há uma entrada específica para isso. Sem contar que todo o administrativo também está sendo reformado. Ainda instalamos algumas grades para reforçar a segurança, renovamos as instalações elétrica e hidráulica. E está sendo feita a pintura geral, inclusive a fachada da cadeia.

Porém, antes da reforma todos os presos foram transferidos para unidades prisionais de Foz do Iguaçu, Guaíra e Cascavel. A previsão é que a unidade esteja funcionando com a nova reestruturação em cerca de 40 dias.

OPERAÇÃO SEM PRIVILÉGIOS

A ‘Operação sem Privilégios’, do Departamento Penitenciário (Deppen) foi desencadeada no dia 6 de dezembro de 2022. E há um mês, anunciou a fuga dos presos que quebraram a laje da ala Seguro e fugiram pelo telhado, na cadeia de Laranjeiras do Sul.

De acordo com o Deppen, a Operação pôs fim a regalias indevidas as pessoas privadas de liberdade (PPLs), custodiadas nas cadeias públicas de Laranjeiras do Sul e também em Guarapuava. Por fim, a ação contou com setores operacionais e Corregedoria da Polícia Penal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo