22/08/2023

Um pouco de Cusco

imagem-80092

Às vezes é preciso parar um pouco, fechar pra balanço, fazer as coisas que se gosta e que sempre sonhou. Desde a minha adolescência a vontade era conhecer lugares sagrados: Machu Picchu, o primeiro deles. Chegou a hora e esse foi o lugar escolhido para rever conceitos, descansar,  acabar com o estresse do ano um pouco agravado pela campanha política.

O presente proporcionado pela Luana não poderia ser melhor. Ela escolheu o destino, o roteiro, fez tudo o que seria necessário. A mim e ao Orlando só coube arrumar a mala com o essencial e viajar. Saímos de Guarapuava na quinta às 13h20 rumo a Curitiba e de lá a São Paulo onde voamos rumo a Lima. Mas o nosso destino final seria Cusco e cá estamos. Fuso horário, altitude – estamos a 3,6 mil metros acima do nível do mar -, cansaço. Tiramos a tarde para dar uma volta, nos localizar. De volta ao Awki ‘s Dream Hotel, onde estamos hospedados, dormimos até hoje às 7 horas. Aqui são duas horas de diferença a menos do que o horário de Brasília.

O hotel é excelente. Arquitetura antiga, com o interior cheio de quadros de anjos e santos porem todos os ambientes. O peruano deixou suas crenças de origem e a religião predominante é a católica.

O culto à natureza, ao Deus Sol, somente nos vilarejos mais  primitivos. Estou doida para ver se encontro algum. É incrível como o cristianismo, em especial o catolicismo “exterminou” as crenças pagãs, dos ancestrais e impôs uma religião clandestina a todos os povos. Mas o que se explora economicamente é a religiosidade primitiva com o sagrado Machu Picchu, o templo do Sol e tantos outros lugares que já tem a mão do homem na devastação  e agora na preservação.

Caminhar pelas vielas de Cusco é como se você fosse arremessado a uma viagem ao tempo. Pedras enormes compõem a base da arquitetura peruana, inca.  As ruas são tão estreitas que mal passa um carro. Não há calçadas e o pedestre se vira como pode. Ladeiras e entradas  como se fossem labirintos te transportam a casas de artesanatos, restaurantes diversos.

Como estamos hospedados a 800 metros da Praça das Armas, como se fosse o coração de Cusco, temos tudo ao nosso alcance.  Nessa praça é onde você troca a moeda – a daqui é o soles que corresponde a um por um como o real -, consegue pacotes e guias turísticos, come bem – ainda não nos arriscamos às comidas típicas, mas já sabemos que carne de cervo e de kui (uma espécie de rato) são consideradas as carnes  “mui ricas.” Não vou ter coragem de experimentar. O Orlando, talvez. Ele gosta de comer os pratos mais típicos dos lugares por onde vamos.  Vou ver o que o Negro escolhe para o almoço de hoje, sexta feira.

Bem, pela manhã fizemos um tour num ônibus panorâmico. Fomos a vários lugares  até chegar à parte mais alta da cidade.

Passamos por parques arqueológicos, descemos no Cristo Blanco – uma imagem de Cristo com os braços abertos de 13 metros. Lá também existem as três cruzes, simbolizando a morte de Jesus ao lado dos dois ladrões.

Nesse local as pessoas rezam, pedem graças.  Senhoras vendem artesanato típico.

Também fomos ao Centro de Artesanato que fica à beira da estrada, onde é possível comprar roupas tecidas com lãs e fios de alpaca. Como o turismo é a base da economia, você é assediado a cada momento para fazer compras. Como em todo o lugar turístico, pechinchando você consegue desconto em tudo.

De volta ao ônibus, pelo caminho é possível ver muitas lhamas e senhoras idosas conduzindo rebanhos.

Na cidade, passamos pelo centro moderno de Cusco com uma grande avenida. Foi possível conhecer a estrutura de saúde, universidades,  colégios, bibliotecas. Já fizemos algumas comprinhas. Mas confesso que as máscaras e outras peças típicas nos deixaram loucos, ávidos para levar mas precisamos congelar as vontades.

O clima de Cusco  é quente nesta época do ano. O clima se divide em duas estações: a temporada de seca na qual estamos e a de chuvas. O sol quente nos deixou exaustos. Retornamos ao hotel para descansar um pouco . Depois, resolvemos subir as ladeiras – algumas com degraus – e ir até o Templo de São Francisco, onde está a Universidade  de Ciências fundada por Simon Bolívar.

Amanhã, sábado, vamos ao Valle Sagrado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.