22/08/2023
Guarapuava

Um registro assinado de amor: Instituto Virmond homenageia mamães com filhos nas UTIs

Enfermeiros do hospital registraram o amor dos pequenos bebês às mamães das UTIs pediátricas e neonatal

Instituto Virmond

“Bem, eu não sei ao certo dizer o que sinto e eu não te conheço ainda muito bem, mas sei que você fica triste às vezes por ter que ir para casa e me deixara aqui na UTI sozinho… mas mamãe saiba que estou me recuperando e com sua ajuda logo logo estaremos juntos”.

Um dia ainda mais dedicado a celebrar e agradecer a força e a imensidão do amor de mãe. Esta é a tradicional celebração do segundo domingo de maio, que neste ano, foi ainda mais especial para mamães das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e neonatal do Instituto Virmond, em Guarapuava.

A carta e os chinelos foram produzidos com todo o amor pela equipe de enfermeiros da UTI neonatal (Foto: Jurandir Júnior)

A iniciativa foi da equipe de enfermeiros desses setores do Hospital que, a partir de uma sensibilidade ímpar, transformaram e emocionaram o dia dessas novas mamães. Na homenagem, uma carta onde as crianças conversam com as mães sobre suas dores, desafios, angústias e força reitera ainda mais esse laço singular e infinito entre mães e filhos.

No texto, passagens reiteram a certeza de que a separação entre eles nesse momento é passageira e que os novos dias serão compartilhados com muita proximidade e emoção. A ciência das crianças sobre a necessidade e importância desse momento, vem para amenizar a dor da saudade das mães guerreiras, que tão logo imaginam, já estarão em casa com seus pequenos.

“Mamãe logo estarei indo para casa por isso acalme seu coração que eu vou ficar bem logo. Queria poder te dar um abraço agora e te desejar um Feliz Dia das Mães mas ainda não controlo bem meus bracinhos…”

Ao final, a assinatura singela e delicada dos pés pequenos de seus filhos, é o registro de um amor assinado com o corpo e com o coração. A equipe de enfermagem do Instituto preparou ainda pares de chinelos feitos de EVA, os quais as crianças calçavam no momento da entrega e da homenagens às mamães. Cada uma delas pôde levar para casa a linda recordação de seus filhos.

Na homenagem, os bebês assinaram as cartas que foram entregues as mamães (Foto: Jurandir Júnior)

Para Jurandir Júnior, integrante da equipe de enfermeiros responsável pela homenagem, o dia foi de muita emoção.

“Foi difícil conter as lágrimas hoje. Todos se emocionaram bastante. Fizemos toda essa ação com a assinatura da carta da criança para a mãe, pela mãe ser guerreira, sofrer, chorar escondido da criança. Foi uma homenagem e uma forma de reconhecimento”.

No total, 14 crianças e mamães foram envolvidas na ação, que espalhou ainda mais amor nesse setor tão especial.

“Saiba que te amo muito! Tenho certeza que foi o papai do céu que escolheu você guerreira assim para ser minha mamãe e obrigado por ser a melhor de todas!”

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.