Da Redação, com assessoria
Curitiba – Se depender do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) e do governador Beto Richa, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), vai realizar seu congresso nacional de 2017 no Paraná, provavelmente em Foz do Iguaçu.
A presidente da Unale, a deputada estadual Ana Cunha (PSDB-PA), foi levada por Traiano para um encontro com Beto Richa no Palácio Iguaçu para tratar do encontro. Tanto a Assembleia quanto o governo do Estado manifestaram interesse no Paraná sediar o congresso da Unale que deve reunir mais de 1000 parlamentares de todo o país e do exterior, além de assessoria.
Segundo Traiano, o Paraná vem desenvolvendo experiências “inovadoras na sua Assembleia e deseja compartilhar esses projetos. Por outro lado, o Estado tem toda a estrutura e mesmo a vocação para recepcionar eventos de grande porte”.
Beto Richa recordou a participação que teve, como governador e como parlamentar, em eventos da Unale. Disse que o Paraná se sente honrado em sediar, pela primeira vez, um evento da entidade.
“A Conferência tem por objetivo envolver os parlamentos estaduais com temas importantes de interesse nacional, para que se identifiquem com inovações e soluções adotadas fora de seus estados”, disse a deputada Ana Cunha, que é a primeira mulher a presidir a Unale.
Participaram do encontro os deputados Ademir Bier e Artagão de Mattos Leão Jr. (licenciado, que ocupa a secretaria da Justiça e Cidadania e Direitos Humanos), representantes da Unale.