Mais uma Unidade de Preservação está sendo criada em União da Vitória. Incluída na categoria de parque, a unidade fica na localidade de Palmital de Cima contando com uma área de mais de 300 hectares. Ainda em processo de criação, a área além de ser um espaço para pesquisa e monitoramento de fauna e flora, poderá também receber passeios ecológicos e abrigar trilhas. Outra boa notícia é que também vai gerar ICMS Ecológico para o Município.
Paralelamente, a Secretaria do Mio Ambiente começa pesquisas e monitoramento da fauna e da flora nas unidades que já existem. Conforme a Secretaria, o] objetivo do estudo é o conhecimento da biodiversidade, a ocorrência de espécies ameaçadas. Além da elaboração do Plano de Manejo das unidades de conservação municipais de proteção integral.
Implantadas em 2022, as Unidades de Conservação Municipais de Proteção Integral somam uma área de mais de sete milhões de metros quadrados de floresta nativa. Estas pertencem a floresta Ombrófila Mista (floresta de araucárias) integrante do bioma Mata Atlântica. Estão localizadas na Serra da Esperança.
Conforme a Sema, não é permitida a visitação nas Unidades. O acesso é liberado apenas para pesquisas e monitoramento. Assim sendo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em conjunto com uma empresa terceirizada, iniciaram os trabalhos de pesquisas para conhecer a biodiversidade local. O estudo também prevê a ocorrência de espécies ameaçadas e a elaboração do Plano de Manejo, a fim de garantir a preservação da fauna e da flora local.
Leia outras notícias no Portal RSN.