* Da Redação, com G1
Continua aumentando a onda de municípios paranaenses onde os moradores estão se reunindo e exigindo que os salários (subsídios) dos vereadores seja reduzido.
Esta semana a população de União da Vitória tomou as dependências da Câmara e protestou com placas cobrando a redução do salário dos vereadores de R$ 5,6 mil para R$ 1,5 mil. Alguns parlamentares reclamaram da atitude. Eles alegam que o valor atual é justo.
Durante a sessão, o presidente da Casa, Zilioto Daldin (PSD), afirmou que não existem projetos para reduzir ou aumentar o salários para o próximo mandato. Zilioto afirmou ainda que, caso algum seja protocolado, ele será contra a redução salarial. “O meu voto é totalmente contra a redução”, declarou na sessão.
Um abaixo-assinado está sendo feito pelos manifestantes. Até o momento, são 2,4 mil assinaturas. Agora, o grupo quer elaborar um projeto de lei de cunho popular para pedir a diminuição do salário dos vereadores.
"Estamos motivados para trabalhar incansavelmente para arrecadar assinaturas, engrossar o movimento e vir à Casa reivindicar, mais uma vez, respeito ao povo. A maioria dos trabalhadores ganha um salário mínimo. Por que os vereadores têm que ganhar mais?”, questiona o líder do movimento, Clemente Scitowski.