União da Vitória integra oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro na nova Região Turística Sul do Paraná. A inclusão ocorreu na divulgação do novo instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. Além disso, que identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada Região turística do país.
De acordo com prefeito Bachir Abbas, essa é uma grande vitória para União da Vitória e toda a Região. “O turismo é a indústria sem chaminé e estar no rol de cidades que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro vai ajudar a fortalecer e a desenvolver o turismo em toda a Região”.
Assim, a Região Turística Sul do Paraná foi criada em 2020 e reúne os municípios vizinhos de Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória e São Mateus do Sul. O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem.
EXIGÊNCIAS
O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. Para fazer parte do mapa nacional, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo. Além disso, ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT).
Conforme as informações, para fazer parte desse mapa, ainda é necessário seguir diversos parâmetros. Entre eles possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Ter empresas e trabalhadores registados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos E ainda comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo.
Por fim, em União da Vitória a instância de governança é a Atema, que também foi a responsável em inserir todas as informações no sistema do Ministério do Turismo, e também em assessorar os Municípios que compõe a RT Sul do Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.