União da Vitória registrou diminuição dos casos de infestação do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika, chikungunya e febre amarela. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a redução chega a 78%. Isso porque conforme a Vigilância Ambiental do município, em 2020 houve 323 casos. Este ano até 31 de outubro, o levantamento apontou 181.
Ainda conforme a Prefeitura, União da Vitória faz o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRA) a cada dois meses. Pelo último levantamento em outubro, o município apresentou baixo risco de infestação, com menos de 0,9% no índice de Infestação Predial. De acordo com a diretora da Vigilância, Márcia Regina Fernandes Tomaszewski, as ações conjuntas e os cuidados da população contribuíram para a redução.
O verão é o período mais propício para a proliferação do mosquito. Então pedimos que as pessoas continuem com os cuidados, eliminando a água armazenada nos possíveis criadouros.
Além do LIRA, as equipes de vigilância visitam pontos estratégicos quinzenalmente. Os agentes orientam moradores e fazem a aplicação de inseticidas em pontos com maior potencial para o desenvolvimento das larvas, como ferro velhos e borracharias.
Por fim, armadilhas são instaladas em mais de 70 pontos da cidade. O objetivo é verificar em quais bairros ocorrem maior concentração do mosquito. Desse modo, a vigilância consegue fazer uma trabalho preventivo e controlar os focos.
Leia outras notícias no Portal RSN.