A União Europeia concluiu nesta sexta-feira (24, horário local) um acordo para lutar contra as mudanças climáticas que inclui uma redução de 40% nas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2030 – anunciou o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.
"Acordo! Pelo menos 40% de redução das emissões até 2030. Acordo do Conselho Europeu para a política energética e climática mais ambiciosa do mundo", escreveu Van Rompuy em sua conta do Twitter.
Os 28 chefes de Estado e de governo também chegaram a um consenso sobre outros dois objetivos: estabelecer a cota de energias renováveis em 27% do consumo, e 27% de economia de energia, disse Van Rompuy. O primeiro é obrigatório, e o segundo, não.
Estimulados em especial por Espanha e Portugal, os europeus também decidiram aumentar as "interconexões" elétricas na União Europeia, completou Van Rompuy.
"É uma boa notícia para o clima, para os cidadãos, para a saúde e para as negociações internacionais sobre o clima em Paris, em 2015", celebrou, acrescentando que criará "empregos duráveis" e "competitividade".