22/08/2023
Geral

Unicentro adere à campanha ´´Outubro Rosa´´

imagem-80143

Da Redação, com asseassoria – Edição Bárbara Franco 

Como forma de aderir à campanha, neste mês, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) utilizará a logomarca da campanha em materiais e produtos institucionais, promoverá mudanças na cor da iluminação das fachadas dos campi e realizará palestras sobre o tema. Também será realizada uma campanha de arrecadação de lenços, coordenada pela professora Raquel Terezinha Rodrigues, que serão doados a pacientes em tratamento.

A Coordenadoria de Comunicação Social da instituição irá preparar materiais sobre o tema. Além de folders que serão entregues, também estão sendo produzidos programetes para veiculação na Rádio Universitária Entre Rios – 99,7 FM (ouça aqui); serão produzidas matérias para TV e site; haverá mudanças no site da universidade (em alusão à campanha) e na página da universidade no facebook, inclusive a rede social também receberá postagens de dicas sobre prevenção e combate ao câncer de mama.

As ações em apoio à campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama tiveram inicio nessa quinta feira (09). No campus Santa Cruz, em Guarapuava, professores e alunos da instituição entregaram laços cor de rosa e houve apresentação do Coral da Unicentro.

Para o professor Aldo Nelson Bona, as instituições de ensino superior devem participar de ações que melhorem a vida das pessoas. “Durante o mês de outubro, o Ministério da Saúde incentiva a realização de ações que conscientizem sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e a Unicentro não poderia ficar isenta nessa campanha. Para isso, promoveremos uma série de ações e convidamos todos a participarem do Outubro Rosa, pela saúde das mulheres da nossa sociedade”, convidou o reitor.

Outubro Rosa – O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.