22/08/2023



Educação Guarapuava

Unicentro adia retorno presencial das aulas para 31 de janeiro

O retorno das aulas presenciais que ocorreria no dia 18 de janeiro, ocorre agora de forma remota. Vacinação deve ser obrigatória na retomada

00-unicentro

Comprovante de vacinação deve ser obrigatório na retomada das aulas (Imagem: Reprodução/Youtube Unicentro TV)

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) adiou o retorno das aulas presenciais para o dia 31 de janeiro. Em live transmitida pelo canal no YouTube da instituição, o reitor em exercício Ademir Fanfa Ribas, divulgou que no dia 18 as aulas iniciam de forma remota para o Calendário I.

Nós precisamos retornar as atividades de alguma maneira e retomar o convívio social. Primeiro, pela questão mental e, também, pelo conhecimento. Pois nós somos uma universidade pública presencial. Mas precisamos dessa normalidade com consciência.

Contudo, as aulas práticas continuam da mesma maneira que já vinham ocorrendo. A nova decisão vale apenas para as aulas teóricas. Além disso, quando as atividades presenciais retornarem, haverá obrigatoriedade de toda a comunidade acadêmica comprovar a vacinação contra a covid-19.

LEGISLAÇÃO

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, todas as universidades têm autonomia didático-científica e administrativa, e de gestão financeira e patrimonial, assegurada pela Constituição Federal. Isso permite atos normativos próprios, em conformidade com os estatutos de cada instituição.

As universidades estaduais do Paraná se orientam pelas recomendações das autoridades sanitárias, principalmente a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Dessa forma, priorizam a ciência e o compromisso com a vida na definição de práticas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Por fim, cada instituição mantém um comitê gestor da pandemia. Assim, tem autonomia para decidir, ou não, pela obrigatoriedade do comprovante de vacinação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo