22/08/2023
Educação

Unicentro divulga os vencedores da Olimpíada de Inovação Tecnológica

imagem-10952

Guarapuava – Com objetivo de disseminar a cultura inovadora, empreendedora e de propriedade intelectual junto aos alunos, professores e funcionários, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) promoveu a Olimpíada de inovação Tecnológica, em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica (Novatec), Fundação Araucária e da Caixa Econômica Federal.
Foram selecionados três projetos por campus (Irati, Cedeteg e Santa Cruz) e dois por campus avançado (Laranjeiras do Sul, Pitanga, Chopinzinho e Prudentópolis). Ao todo, 17 projetos foram expostos e julgados. Foram premiados os três melhores projetos de toda a comunidade universitária:
1-A obtenção de genótipos de tomateiro com altos teores de acilaçúcares resistentes à artrópodos-praga. 2- Nanocerâmicas a base de nióbio e nanotubos de carbono para a substituição da cromatização de fosfatização. 3- Produção de Biodiesel a partir do óleo da erva daninha Cyperus esculentus.
As equipes responsáveis pelos 17 melhores projetos de processo, invento, produto ou serviço selecionados na primeira etapa receberam certificados de participação e os três primeiros colocados na competição foram premiados com playstation II, DVD portátil e máquina fotográfica digital Sony. Os professores orientadores dos três projetos vencedores receberam certificados de participação e o professor Juliano Tadeu Vilela de Resende ganhou um netbook, como melhor professor orientador.
Os organizadores informaram que os projetos selecionados na primeira etapa mediante a pontuação recebida serão convidados a serem pré-incubados na Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ), sendo premiados com a execução de um estudo de viabilidade técnica, econômica e comercial. Os projetos que tiverem o “estado da arte” passível de registro poderão ser contemplados com o pedido do registro de patente, via Novatec. A classificação geral da olimpíada está disponível no link: www.unicentro.br/arquivox/class_projetos.pdf. Outras informações na Novatec, pelo telefone (42) 3624-3328.
AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.