22/08/2023
Cotidiano Educação Guarapuava

Unicentro é a 6ª melhor universidade do Brasil, conforme o MEC

A avaliação do MEC, indica a qualidade do ensino superior brasileiro. Seis universidades do PR tiveram conceito 4 e uma conceito 3, em escala que vai até 5

vestiba unicentro

Unicentro é a 6ª melhor universidade do Brasil, conforme o MEC (Foto: Arquivo/RSN)

As sete universidades estaduais do Paraná mantiveram o bom desempenho na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A Avaliação indica a qualidade do ensino superior brasileiro. Assim, foram seis universidades com conceito 4 e uma com conceito 3, em uma escala que vai de 1 a 5.

Das 34 universidades estaduais avaliadas, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi considerada a 6ª melhor do país, seguida pela Unioeste em 7ª. De acordo com a avaliação, as duas universidades estão entre as 30 melhores instituições públicas brasileiras. Além disso, a Unicentro também teve 17 cursos avaliados, 12 com nota 4. Dos 17 cursos da Unioeste, 9 conquistaram o conceito 4.

“A Unicentro está muito orgulhosa com a avaliação dos cursos, bem acima da média nacional. Isso é fruto de um trabalho bem articulado entre professores, funcionários e alunos. É um resultado expressivo que garante destaque no cenário estadual e nacional”, afirmou o reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio.

Além da Unicentro e da Unioeste, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC, as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Norte do Paraná (UENP) estão entre as mais bem colocadas no Índice Geral de Cursos (IGC) 2018.

IGC

Conforme a Agência Estadual de Notícias, o IGC é desenvolvido com base na média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. O indicador é responsável por sintetizar a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

Conforme afirmou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a classificação evidencia um posicionamento de destaque das universidades estaduais no Brasil. “Toda a comunidade acadêmica das estaduais está comprometida com uma educação pública, de qualidade e voltada para o desenvolvimento do Estado”.

No cenário nacional, a UEL ocupa a 21ª colocação entre as universidades públicas (federais, estaduais e municipais) brasileiras. Além disso, se consolida como a segunda melhor do Paraná. Assim, fica atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já a UEM está em 25ª colocada entre as universidades públicas brasileiras avaliadas. Entre as paranaenses, é a terceira melhor.

UENP

Pela primeira vez na história, a UENP alcançou o conceito 4 no IGC. Com isso a Universidade do Norte do Paraná fica entre as 30 melhores instituições de ensino do Estado. A reitora da UENP, Fátima Padoan, destacou o trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica. “O índice traduz o crescimento da UENP no decorrer dos anos. Isso é reflexo do trabalho interno e de investimentos realizados pelo Governo do Estado”.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a UEPG está entre as 10 melhores instituições estaduais do Brasil. E ainda aparece entre as 47 melhores universidades públicas. Por fim, a Unespar aparece entre as 86 melhores instituições públicas.

Por fim, ao todo, 1.769 instituições de ensino tiveram o Índice Geral de Cursos avaliados. Foram universidades, faculdades, institutos, centros universitários e centros federais de educação tecnológica.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.