A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Mestrado Profissional em Administração, com conceito 3, para funcionar na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, e na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). As inscrições para o processo seletivo serão abertas no próximo semestre. O curso começa em março de 2014.
De acordo com o coordenador do mestrado da Unioeste, Cláudio Antonio Rojo, o curso é uma grande oportunidade para todo profissional da área de Cascavel e região, que queira se capacitar tanto para atuar na área empresarial quanto na acadêmica. “A conquista do mestrado é resultado do esforço da capacitação dos docentes e do apoio geral da Unioeste”.
O mestrado profissional se difere do acadêmico por enfatizar estudos e técnicas voltados ao mercado de trabalho fora das universidades. Segundo o assessor de planejamento do Ensino Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Décio Sperandio, “o mestrado profissional supre várias necessidades, entre elas a de atender em especial as áreas mais diretamente vinculadas ao mundo do trabalho e ao sistema produtivo, a demanda de profissionais altamente qualificados”.
ESPECIALIZAÇÃO
Também em Cascavel, a Unioeste está oferecendo o curso de Pós-Graduação em Obras Públicas, por meio do Programa de Residência Técnica em Engenharia Civil, destinado aos profissionais da área de Engenharia e Arquitetura.
As aulas são transmitidas pela Plataforma Moodle – utilizada para gestão de formação e conteúdos formativos – onde os professores respondem às questões enviadas pelos alunos em tempo real. Cada aluno possui uma senha de acesso que permite visualizar todo o conteúdo da aula e as atividades complementares que os professores postam no sistema.
O curso é distribuído em 16 módulos, com quatro horas/aula às sextas-feiras, ministradas pelo corpo docente das instituições. A sede do curso fica na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a transmissão é feita, além da Unioeste/Campus de Cascavel, também nas universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM), bem como, as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Infraestrutura e Logística (Seil).
Segundo Marta Mitiko Kubota de Siqueira, coordenadora e tutora da Residência Técnica do Polo Cascavel, participam em torno de 30 residentes técnicos de Cascavel e região, os quais recebem uma bolsa auxílio de R$ 1,9 mil mensais, além de seis servidores técnicos da Instituição. Estes não recebem bolsa, pois já atuam na área da Engenharia Civil na Universidade.
Isabela Elicker Zampronio, formada em Arquitetura pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), que atua na Assessoria de Obras do Campus de Cascavel, diz estar contente com o curso. “Consigo aprimorar meus conhecimentos, realizando a prática no trabalho”.