22/08/2023



Geral Guarapuava

Unicentro lança campanha de Natal

imagem-123493

Da Redação, com assessoria 

Guarapuava –  Professores, funcionários e estagiários participaram dos lançamentos da Campanha de Natal Unicentro 2016 nos dois campi de Guarapuava. Primeiro, o hall de entrada do Santa Cruz foi o cenário do início da ação que, nesse ano, vai beneficiar os alunos da Escola do Campo Domingos de Moraes.

“As crianças vão se sentir importantes, porque alguém está vendo a realidade deles e vai colaborar com eles. É muito importante a criança saber que alguém está disposto a ajudá-la”, disse emocionada a professora Eliane dos Santos, da Escola do Campo Domingo de Moraes.

O colégio apadrinhado pelo campus Santa Cruz, que fica na Comunidade de Banhado Grande, é uma das duas do campo que resistiram ao fechamento. As outras 187 pararam de funcionar. No total, serão beneficiadas 33 crianças que receberão as sacolinhas. A entrega será numa festa, também promovida por professores e funcionários do campus Santa Cruz. “As escolas do campo, geralmente, são escolas mais esquecidas e são mais longe, não têm tanto acesso à nossa Universidade. Por isso, essa ação é importante no sentido de aproximar a Universidade, as ações que são feitas em termos estruturais, em termos de pessoas para uma comunidade que está atenta e precisando muito desse incentivo, conhecer a Universidade e aquilo que nós temos aqui também”, considerou a vice-diretora do Campus Santa Cruz, professora Christine Vargas.

Essa é, também, a expectativa da professora Eliane. A ação de Natal como o primeiro passo de um relacionamento duradouro.”É muito importante para nós a Unicentro estar fazendo essa ação de Natal até para conhecer a comunidade, e incentivar essas crianças que eles não têm que terminar no Ensino Médio, que eles têm que vir fazer uma universidade, eles têm que ir pra frente, estudar, ser alguém na vida”.
 

A campanha será realizada nos três campi da Universidade. Em Irati, as doações farão a alegria das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Padre Pedro. Já as sacolinhas do Cedeteg serão entregues aos filhos dos funcionários terceirizados. Neste ano, 28 crianças serão beneficiadas. Para o diretor do Campus, professor Fabio Hernandes, esse gesto é uma maneira de agradecer a colaboração de todos os funcionários terceirizados. “É um presente pra gente poder contribuir e poder agradecer aos nossos zeladores, aos nossos profissionais terceirizados, que colaboram com o dia a dia aqui do campus”.

Cada professor, agente universitário, estagiário ou acadêmico pode participar de forma individual ou coletiva, adotando uma ou mais crianças. Cada criança apadrinhada vai receber um kit com uma roupa, um par de calçados, um brinquedos e doces. A agente universitária Neusa Delgado foi uma das primeiras a se mobilizar em prol da campanha. Para ela, adotar uma criança é um ato que vai além da generosidade. “Eu sempre participo. Parece que a gente fica esperando chegar esse evento que a Unicentro faz. É muito bonito esse gesto e parece que se eu não participar, vai estar faltando alguma coisa. Eu sinto a necessidade de poder ajudar alguém, de causar uma alegria pelo menos uma vez por ano para alguém, para uma criança”.

Quem também destacou o valor da participação na Campanha de Natal foi o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona. “A importância maior está no fato da prática constante de atos de solidariedade, de atos de atenção a quem mais precisa, de atos de sair de si mesmo e ir ao encontro do outro. São pessoas que vivem uma realidade social desafiadora e que, eventualmente, nos finais de ano, não têm a mesma alegria que boa parte da comunidade tem com os festejos, a parte festiva do Natal. O fato de receber um presente pode ter um impacto positivo, ter a acolhida desse gesto por parte das crianças assistidas de maneira tal que isso venha repercutir positivamente na vida inteira dessas pessoas”.

As sacolinhas deverão ser devolvidas para posterior entrega às crianças até o dia 8 de dezembro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo