A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) está desenvolvendo, desde o ano passado, o Programa de Residência Pedagógica. O objetivo é aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura. A ação integra a Política Nacional de Formação de Professores.
Na Unicentro, a responsável institucional pelo programa na subárea Biologia é a professora Ana Lúcia Crisóstimo, do Departamento de Ciências Biológicas. Entre as atividades viabilizadas pelo programa estão os “Aulões Preparatórios do PAC”, no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava.
“Temos seis alunos do curso de Ciências Biológicas e surgiu a ideia de organizarmos um cursinho preparatório para o Programa de Avaliação Continuada da Unicentro. Eles fizeram um levantamento de todas as questões desde que surgiu o PAC, selecionaram e montaram as aulas, organizam diferentes metodologias educacionais e estão aqui toda terça até os dias que os alunos irão fazer o PAC”, conta a professora Ana Lúcia.
AULÕES PREPARATÓRIOS
A atividade é voltada aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava. Assim, ajuda na preparação para as provas do Programa de Avaliação Continuada da Unicentro. Essa modalidade de seleção é uma alternativa ao tradicional vestibular. Avalia o estudante durante os três anos de Ensino Médio, cobrando os conteúdos relativos a cada série.
Os aulões preparatórios são ministrados por acadêmicas do terceiro e do quarto anos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. “A partir das provas anteriores, a gente separou os conteúdos e incluiu algumas coisas que seriam interessante eles aprenderem”, explica Mariana Santana Bandeira, uma das acadêmicas envolvidas no projeto.
De acordo com a professora Ana Lúcia Crisóstimo, as aulas têm agradado aos alunos do colégio. “Os alunos estão bem receptivos e estão levando muito a sério. Nós temos tecnologias educacionais que eles podem fazer os exercícios e casa, e encaminhar propostas. Quando chegam aqui têm essa motivação”.
EXPECTATIVA
Conforme Ozorio Batista Freitas, que é um dos alunos, o projeto é uma oportunidade para revisar os conteúdos. Além de preparar para a prova do PAC, também reflete positivamente no desempenho escolar.
“Esse cursinho está fazendo muito bem para mim. Estou aprendendo muita coisa e está aumentando muito o meu conhecimento aqui na escola”.
Assim, as aulas preparatórias seguem até a data da aplicação das provas do PAC, no mês de outubro. A expectativa, de acordo com a diretora do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, Vera Maia, é que a preparação traga bons resultados.
“A expectativa é grande, a gente espera que nesse primeiro momento eles já deem prova daquilo que eles estão recebendo como informação”.