Um encontro em Brasília reuniu vários deputados e senadores para discutir assuntos relacionados as universidades estaduais e municipais. Nele estiveram também reitores de 41 instituições vinculados à Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), entre eles o professor Aldo Nelson Bona, reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).
Segundo a defesa apresentada pela Abruem cabe ao Governo Federal apresentar uma proposta de financiamento das instituições estaduais e municipais. Segundo o reitor da Unicentro, o professor Aldo Nelson Bona, um dos argumentos mais consistentes e que pesa a favor das instituições é seu valor. “As instituições afiliadas à Abruem têm uma importância enorme no processo de interiorização do Ensino Superior no País, por exemplo, o que confere às universidades estaduais e municipais um status fundamental no cenário educacional brasileiro”.
Foi entregue no congresso um documento que informa a situação do Ensino Superior brasileiro. No panorama é possível ver o aumento considerável no número de alunos, de 175 mil matriculados em 1980 para mais de 740 mil em 2011. Com base nesse dado, a Abruem afirma não existir impedimentos de ordem constitucional ou legal para que a União desenvolva programação de apoio financeiro aos sistemas de ensino superior aos Estados e Municípios.
Fonte/Foto: Unicentro