22/08/2023
Educação Paraná

Unicentro passa a contar com iniciativas para o desenvolvimento regional

Propostas que partiram do governo do estado, têm como objetivo reforçar a aproximação com a comunidade da Região de Guarapuava

Propostas são do Governo Estadual (Foto: Ascom/AENPr)

A Unicentro implementou nesta semana o Comitê da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni) e o Escritório Regional de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Projetek). Desse modo, as duas propostas têm como objetivo reforçar a aproximação com a comunidade da Região de Guarapuava.

Tais iniciativas partiram do Governo do Paraná e tiveram implementação efetuada em todas as universidades estaduais. O objetivo é trabalhar com inovação e apoiar prefeituras e iniciativas locais com a expertise de engenheiros e arquitetos da universidade.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes explicou a importância dos programas no âmbito escolar. “Esses programas evidenciam a importância do ensino superior e o quanto ele auxilia no desenvolvimento de uma cidade, de uma Região, de um Estado”.

AGEUNI E PROJETEK

Conforme as informações, a Ageuni é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que tem como objetivo promover a articulação e a interação entre as secretarias de Estado com o setor produtivo, as cooperativas e as associações de trabalhadores. Já o Projetek é parte da Ageuni.

Desse modo, tem a proposta de atender prefeituras da Região que tenham menos de 30 mil habitantes com projetos de engenharia e arquitetura para obras públicas. Assim, será empregada a modelagem BIM, em que o projeto é criado não em duas dimensões, mas sim em um modelo de realidade virtual.

Por fim, a universidade oferece um desafio profissional imenso aos engenheiros e arquitetos, e também auxilia o desenvolvimento regional.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.