22/08/2023



Educação

Unicentro passa a integrar a rede do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

imagem-45748

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) tornou-se uma das novas instituições do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com a aprovação de sua candidatura na 5ª Assembleia Geral do GCUB, realizada no dia 29 de novembro, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

O processo foi encaminhado pelo reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, à reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Aparecida Moreno, cumprindo exigência de apresentação por instituição associada. Em ofício ao Grupo, a reitora da UEL enfatizou a atuação exemplar da Unicentro ao longo de 22 anos, hoje com 36 cursos de graduação, 12 programas de pós-graduação stricto sensu, 95 grupos de pesquisa e seis diferentes programas de mobilidade internacional.

Para a Unicentro, a filiação ao GCUB formaliza a interação que já vinha ocorrendo em função de acordos com universidades portuguesas, como Coimbra e Porto, e da vinculação de bolsistas ao Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI-Capes), desde 2011.

Sob o amparo da Universidade de Coimbra, o GCUB reúne 39 universidades federais, seis confessionais e sete estaduais, sendo a UEL, até então, a única estadual do Paraná a integrar o grupo.

Com o pleno acesso aos novos programas de mobilidade internacional disponíveis aos membros da rede de parceiros do GCUB, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), aumentam não só as opções de estudo e pesquisa no exterior para os estudantes, docentes e agentes universitários da Unicentro, mas também as possibilidades da instituição receber estrangeiros em nossos cursos de graduação e pós-graduação. A honra do reconhecimento do GCUB acrescenta, portanto, uma nova dimensão ao processo de internacionalização da Unicentro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo