Nesta semana ocorreu a aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (Gapi) na Unicentro. Vinculado ao programa de Residência Técnica (Restec), ele busca formar gestores para o trabalho em ambientes de inovação, além de capacitar os participantes para a liderança.
Desse modo, os 44 residentes selecionados receberão capacitação teórica e desenvolverão atividades práticas em diferentes órgãos públicos do Paraná. Além deles, fazem o curso de especialização 40 servidores estaduais e 60 agentes do ecossistema de inovação do Paraná.
Conforme o coordenador estadual do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos e coordenador da Restec/GAPI, José Maurino de Oliveira Martins a inovação trata-se de uma estratégia para o desenvolvimento.
Não apenas nos negócios, também é necessário pensar na inovação social. Cabe à universidade e ao governo oferecer ferramentas para que a sociedade, efetivamente, possa se desenvolver. Precisamos fazer uma inovação que inclua a todos.
A aula inaugural contou com a participação do diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Eduardo Garrido que apresentou o parque, ações, pesquisas e projetos do local. Além disso, também mostrou os planos de crescimento em âmbito nacional nas áreas de alcance do parque.
“Esses ecossistemas são fundamentais para que, principalmente, os nossos jovens sejam estimulados ao empreendedorismo e inovação. O trabalho em rede faz com que nós possamos avançar mais rápido”.
RESTEC/GAPI
Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), a Restec/Gapi é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec).
Leia outras notícias no Portal RSN.