22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Unicentro realoca estudantes após prejuízos causados pelas chuvas

A Unicentro teve 9 salas destruídas, mas o retorno as aulas ainda será segunda (23). A Defesa Civil também atua no reparo de danos de casas

estragos-sta-cruz-2

A Unicentro teve nove salas destruídas, mas o retorno as aulas ainda será segunda (23). A Defesa Civil também atua no reparo de danos de casas (Foto: Coorc)

Após os ventos fortes que atingiram Guarapuava na última terça (17), a Unicentro avaliou os estragos no câmpus Santa Cruz e precisou fazer algumas adaptações para receber os alunos na próxima segunda (23).

Isso porque, entre os espaços atingidos estão os blocos didáticos, o Restaurante Universitário, as salas da Coordenadoria de Convênios e Captação de Recursos (Coorcap), do Departamento de Comunicação Social (Decs), do Arquivo Histórico e do Estúdio de TV. Conforme a diretora do câmpus Santa Cruz, professora Christine Vargas, os ventos destruíram as estruturas.

Tivemos destelhamentos em vários pontos e uma das telhas atingiu um cano da caixa d’água. Tivemos muitos vidros quebrados e muitas portas de vidro arrancadas também. Todos os toldos acabaram destruídos. Os ventos eram, realmente, muito fortes.

No entanto, mesmo com os estragos, o retorno das aulas segue confirmado para a próxima segunda (23). As atividades que seriam feitas nas salas atingidas serão transferidas para outros espaços. “Ao todo, os alunos não poderão usar nove salas de aula, mas vamos alocar os estudantes em outros espaços, como o miniauditório e a sala 100, que são salas de eventos”.

REPAROS

Conforme o diretor de Engenharia e Arquitetura da universidade, Luis Carlos Ratuchne, a Diretoria de Engenharia e Arquitetura, está dando suporte à direção do câmpus no mapeamento dos estragos.

Estamos trabalhando na avaliação, na proposição de soluções e também nos orçamentos dos consertos. Observamos que a maioria dos telhados das edificações sofreu algum tipo de dano. No entanto, a maior parte deles podemos considerar de pequeno porte. Observamos problemas maiores no bloco D, que é um bloco de salas de aula, e também no prédio do Arquivo Histórico. 

De acordo com a professora Christine, os primeiros consertos já começaram a ser feitos. “Onde não há risco para a equipe, os servidores do próprio câmpus estão trabalhando no reparo. Posteriormente, algumas empresas precisarão ser contratadas para executar as restaurações mais complexas. Por isso, contamos com o apoio da reitoria da Unicentro e, também, do governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que estão, desde já, oferecendo todo o suporte que precisamos”.

Apesar dos danos, ninguém ficou ferido na última terça (17). A Unicentro conta agora com a Seti para obter os recursos necessários para fazer a recuperação dos prédios.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil também está atuando para reparar os danos causados pelo vendaval. Assim, as equipes já entregaram nessa terça (17) quarta (18), 481 unidades de telhas para famílias dos bairros atingidos, durante os dois dias de ação.

(Foto: Coorc)

De acordo com o levantamento da Defesa Civil, cinco bairros estão entre os mais atingidos e precisaram das telhas. Sendo eles, Batel (80), Concórdia (294), Jardim das Américas (80), Santa Cruz (12) e Vila Bela (15). Ao todo, 56 casas receberam atendimento.

Vale reforçar que, em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil: (42) 9 9808-9831 ou, (42) 9 9970-9482.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo