Unicentro recebe doação de documentos históricos

Documentação refere-se aos mandatos como vereador e prefeito de Guarapuava.

Na sexta-feira, 11 de dezembro, Nivaldo Krüger doou documentos do seu acervo pessoal administrativo ao Arquivo Histórico Municipal e para o Centro de Documentação e Memória (Cedoc/G), ambos lotados no Campus Santa Cruz (Guarapuava) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).
Terezinha Saldanha e Claudia Schvarinski, professoras da Unicentro, contaram que o que chamou a atenção foi a extrema organização do acervo documental de Krüger. As professoras destacaram que a atitude deveria servir de exemplo e estímulo a preservação dos documentos produzidos ao longo da existência humana.
“Uma das atividades desenvolvidas pelos historiadores é a de desenvolver análises capazes de construir a memória coletiva de um determinado grupo. Mas para que isto ocorra é necessário preservar os vestígios do passado. É justamente neste quesito que a ação desenvolvida pelo ex-prefeito, em relação a preservação, organização e doação destes documentos, é de suma importância, não apenas como um ato isolado, mas como elemento de preservação da história guarapuavana”, afirmou a professora Terezinha, que contou ainda que Krüger está preparando outra doação de maior porte, com documentos dos mandatos de deputado estadual e federal e senador.
Fonte: Assessoria Unicentro

Relacionadas

ÚLTIMA OPORTUNIDADE

Termina hoje (22) as inscrições para o Encceja 2020

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

'Cidade dos Lagos' sedia curso de engenharia biomédica e Campo Tech Park

VAMOS ESTUDAR?

Unicentro abre inscrições para pós-graduação em Letras

Comentários