A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi contemplada em um edital do Ministério da Saúde e recebeu o credenciamento para a instalação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER). Esse credenciamento é para três modalidades: reabilitação física, visual e intelectual. Além disso, garantiu a aprovação para a construção de uma clínica ortopédica. O complexo funcionará no campus Cedeteg e atenderá os municípios da 5ª e 6ª Regionais de Saúde do Paraná, com sedes em Guarapuava e União da Vitória.
A Unicentro já conta com um serviço de reabilitação física, o projeto Órtese e Prótese. Desse modo, a solicitação para a construção do Centro feita junto ao Ministério da Saúde, terá vínculo com esse projeto, coordenado pela docente do Departamento de Enfermagem, Maria Regiane Trincaus.
Então, hoje temos esse projeto Órtese e Prótese, que atende somente a reabilitação física. Desse modo, precisávamos atender outras modalidades de reabilitação, aí entra o CER III. Esse é um centro especializado em reabilitação de três modalidades: a reabilitação física, que já fazemos, e passaremos a fazer a reabilitação visual e intelectual. Além disso, com a habilitação do CER III, tivemos direito de receber, o recurso para a construção da oficina ortopédica.
Além disso, para a construção do CER III deve ocorrer a disponibilização de cerca de R$ 5,1 milhões. E ainda R$ 822 mil de recursos para a construção da oficina ortopédica, onde se produzem as próteses customizadas no próprio campus Cedeteg.
A previsão para a entrega da obra é de pouco mais de três anos. Após a instalação dos equipamentos, os profissionais podem atender os 29 municípios da 5ª e 6ª regionais de Saúde do Estado. Após o prédio construído e equipado, a Unicentro solicitará a habilitação para o Ministério da Saúde. O centro passará também a receber um recurso mensal para a manutenção e custeio desse serviço.
Assim, para o reitor da universidade, Fábio Hernandes, a Unicentro ter sido contemplada neste edital prova o reconhecimento do trabalho realizado há 18 anos pelo projeto Órtese e Prótese no Paraná. “Para a Unicentro é uma alegria, pois poucas foram as instituições contempladas por meio deste edital e nós somos uma das únicas da Região Sul do País. Por fim, isso mostra que o nosso projeto de reabilitação física é referência e com certeza continuaremos sendo exemplo nesta modalidade e também na reabilitação intelectual e visual.
Leia outras notícias no Portal RSN.