A partir de um projeto interinstitucional, a Unicentro vai integrar a Rede de Laboratórios Multiusuários. O projeto é um desenvolvimento do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e sete universidades estaduais do Paraná.
Conforme o professor Najeh Maissar Khalil, representante da Unicentro na Rede, o projeto tem o objetivo de facilitar e providenciar meios para que os pesquisadores utilizem equipamentos multiusuários.
Tem como objetivo principal elaborar um projeto para desenvolver atividades junto à rede de Laboratórios Multiusuários do Estado do Paraná. Com isso, principalmente, facilitar e providenciar meios para que os pesquisadores do Estado do Paraná possam utilizar toda estrutura de equipamentos do estado.
De acordo com o professor Najeh, o grupo de trabalho foi instituído para coordenar as atividades e deve estabelecer diretrizes, metas e responsabilidades. Além disso, deve, também, determinar um plano de aplicação de recursos técnicos e financeiros referentes à implantação da Rede de Laboratórios Multiusuário.
Ainda conforme as informações, a Unicentro possui uma estrutura multiusuário de pesquisa já consolidada. Desse modo, possui equipamentos de médio e grande portes, que foram financiados pela Fundação Araucária, Seti, Capes e pelo CNPQ.
Dessa forma, a implantação da Rede de Laboratórios, deve permitir a otimização de estruturas existentes. Potencializando o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em todo o Paraná.
Essa iniciativa é muito importante porque no momento em que todo o sistema multiusuário do Estado do Paraná estiver mais amplamente disponível, vai facilitar e muito para que os pesquisadores possam utilizar equipamentos de grande porte.
Leia outras notícias no Portal RSN.