A Unicentro Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vai receber R$ 2,35 milhões para dois projetos que incluem a construção de um “Centro de Ciências Moleculares e Nanotecnologia”, no campus de Guarapuava, e a aquisição de equipamentos multiusuários de médio e grande porte para pesquisas em biomassa e bioenergia.
Na opinião do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, esse tipo de recurso tem sido fundamental para o surgimento e expansão da pós-graduação da universidade. Para Cláudio Mello, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, a infraestrutura que será adquirida contribuirá de forma decisiva para a melhoria das condições de pesquisa e para o surgimento de novos cursos e programas de pós-graduação.
Atualmente, a Unicentro conta com 11 programas de pós-graduação stricto sensu – um doutorado, em Química, e 10 mestrados, nas áreas de química aplicada, agronomia, ciências florestais, biologia evolutiva, geografia, ciências farmacêuticas, bioenergia, letras, história e educação. O Centro de Ciências Moleculares e Nanotecnologia, da Unicentro, será usado, prioritariamente, para pesquisa nas áreas de fármacos e nanotecnologia; biofísica e biologia molecular; química e farmacoquímica de produtos naturais; adsorção e catálise; e físico-química teórica e modelagem molecular
A Unicentro assim como as demais universidades estaduais do Paraná se destacouna obtenção de recursos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As instituições vão receber R$ 20,2 milhões para aplicar em infraestrutura de pesquisa. Das 180 universidades e instituições de pesquisa que buscaram apoio da Finep, 97 tiveram propostas recomendadas pela financiadora.