Cristina Esteche
A Unidade de Saúde 24 Horas localizada no Bairro Primavera passa pelas últimas reformas. Com previsão inicial para ter sido entregue no começo de maio deste ano, novos reparos surgiram. É o caso da necessidade de substituir o madeiramento e as telhas, além da substituição da rede hidráulica. De acordo com o responsável pelo monitoramento de obras da Secretaria Municipal de Saúde, Fabio Griebeler, o prédio foi construído há cerca de 30 anos e até então não tinha passado por manutenção. “Surgiram goteiras e vazamentos. Por isso houve nova demanda de reparos”. Será necessária também a troca das caixas d’água que ainda são de amianto. A previsão é de que tudo esteja concluído em 90 dias.
Com a nova sede, que vai funcionar com duas estruturas para atendimento, a nova unidade passa a contar com mais 115 metros quadrados, totalizando 400 metros quadrados de area construída. “Quando a unidade foi transformada em 24 Horas continuou funcionando numa estrutura construída para ser um posto de atendimento”, observa Griebeler.
A partir da reforma a unidade terá condições para atendimento humanizado de urgência/emergência e para atenção básica. O projeto contempla sala de observação de curta duração, consultórios medicos e odontológicos, salas de espera, posto de enfermagem, sala para vacinação e orientações, farmácia, sala para inalação, pré consulta, entre outros espaços.
A unidade está localizada em ponto estratégico, às margens da PR 466 e próxima à BR 277, o que agiliza o atendimento urgente e emergencial, principalmente, em casos de acidente. Soma-se também os pacientes da região Norte de Guarapuava, composta por 19 localidades entre bairros e distritos, com uma população estimada em 70 mil habitantes. “Isso vai desafogar a Unidade 24 Horas do Trianon e a Unidade de Pronto Atendimento [UPA] do Batel”, observa Griebeler.