A Unidade de Armazenagem de Grãos de Guarapuava da Codapar receberá investimentos para se tornar um Centro Logístico. De acordo com o diretor de Desenvolvimento da Codapar, Jair Vendrúsculo, o projeto faz parte do cronograma de investimentos do Governo do Estado em estrutura de armazenagem. “O Paraná tem um déficit muito grande em estrutura de armazenagem. Estamos colocando em prática um projeto piloto que visa desafogar essa deficiência em curto espaço de tempo”, destaca Vendrúsculo.
Porto de Paranaguá
A estrutura da Codapar de Guarapuava será adaptada e deverá facilitar o trabalho de escoamento da safra no Porto de Paranaguá. Segundo Jair Vendrúsculo, a função do Centro Logístico será agilizar a classificação, transbordo e carregamento da safra. “Hoje todo esse trabalho é realizado no Porto. Por isso são formadas as enormes filas no período de safra. O problema não será solucionado, mas a implantação dos Centros Logísticos em Cascavel e Guarapuava, o objetivo é reduzir ao máximo a fila e agilizar os serviços no Porto de Paranaguá”, acrescenta o diretor.
Para adaptar a atual estrutura da Codapar em Cascavel e Guarapuava, o governo do Estado prevê um investimento de cerca de R4 4 milhões. “As áreas já existem, são necessárias apenas adaptações. Acreditamos que os dois centros já estejam em operação no início da próxima safra”, diz Vendrúsculo.
Experiência
Para a efetivação dos Centros Logísticos em Cascavel e Guarapuava, recentemente autoridades paranaenses foram buscar experiências em Cubatão, no Estado de são Paulo. A equipe contou com a participação do diretor presidente da CODAPAR, Silvestre Tino Staniszewski, do Secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho e do Presidente da Ferroeste, Maurício Theodoro. Em Cubatão, eles visitaram o Terminal Intermodal de Cargas (Ecopátio), que faz a triagem e a liberação dos caminhões com destino ao Porto de Santos.
O objetivo da visita da comitiva paranaense, foi conhecer a estrutura do terminal de Cubatão e buscar informações para subsidiar a implementação do projeto do corredor de escoamento da safra do Estado pelo Porto de Paranaguá, projeto este desenvolvido pela Codapar, Ferroeste e Appa.