Da Redação, com Assessoria
Curitiba – A Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul recebeu licença prévia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que permite o aumento da produção do lastro oleoso – subproduto resultado da extração do xisto.
A licença foi assinada e entregue nessa quinta (18) em Curitiba, pelo governador do Estado, Beto Richa, ao prefeito Clovis Ledur e ao gerente-geral da SIX, José Alexandrino Machado. Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Distéfano; o presidente da Câmara Municipal, Enéas Melnisk; lideranças políticas, representantes da SIX e de empresas de São Mateus do Sul, além dos vereadores Omar Picheth Neto, Antônio Wilson Waligurski (Bira) e Márcio Antônio de Lima Barbosa.
A entrega da licença ambiental faz parte de uma série de ações que vem sendo tomadas para garantir o funcionamento da unidade em São Mateus do Sul, que corria risco de ser desativada em até dois anos. Na terça (16), o prefeito Ledur recebeu do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a garantia de que a usina não vai encerrar as atividades.
Beto Richa destacou que o Governo do Estado está mobilizado com as lideranças da região para que a SIX continue operando em São Mateus do Sul. “Com a liberação da licença ambiental, damos mais um grande passo. Se havia alguma preocupação da viabilidade de operação desta indústria, a licença permite a ampliação da produção, sem aumentar os riscos ambientais”, afirmou.