22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Paraná Turismo

Unidades de Conservação do PR vão funcionar no Natal e Ano Novo

25 parques estaduais como a Ilha do Mel, Monge e Vila Velha, vão funcionar normalmente. Há locais com espaço disponível para camping

Parques vão funcionar no Natal e no Ano Novo (Foto: Alessandro Vieira/Arquivo IAT)

Que tal curtir o Natal em meio a belezas naturais? Ou abrir 2024 em contato com o meio ambiente? No Paraná é possível. Isso porque 25 Unidades de Conservação (UCs) vão funcionar normalmente durante as festas de fim de ano. Inclusive no Natal e no feriado do dia 1º de janeiro.

Além disso, há locais com espaço disponível para camping, seja em barracas, como no Parque Estadual Pico do Marumbi, ou por meio de motorhomes, como o Guartelá. Os horários variam, conforme a agenda de cada parque estadual. Para saber os horários, consulte o site do Instituto Água e Terra (IAT).

Atualmente, das 28 UCs que podem receber público, três estão fechadas para visitação em razão de reformas e adequações: Ilha das Cobras (Paranaguá), Parque Estadual do Pau Oco (Morretes) e Parque Estadual dos Godoy (Londrina).

Em 2023, mais de 500 mil pessoas fizeram turismo sustentável em um desses pontos, recorde no Estado. Esse maciço verde compreende 26.250,42 km² de áreas protegidas por legislação. Elas são formadas por ecossistemas livres de uso sustentável, como os parques abertos à visitação pública que não podem sofrer interferência humana.

O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), cuja extensão abrange 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; Unidades Federais, de 8.840,39 km², e Unidades Municipais (3.959,55 km²).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo