As Unidades de Conservação (UC’s) do Paraná vão fechar temporariamente ao público durante as celebrações de fim de ano. No Natal, entre o meio-dia de terça (24) e a quarta (25), retomando as atividades na quinta (26). No Réveillon, entre as 12h de terça (31) e a quarta (1º), reabrindo na quinta (2). O Estado conta atualmente com 27 UC’s em condições de receber visitantes.
Entre elas, o Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança, que tem uma das maiores cachoeiras do Sul do Brasil, com queda de água atingindo cerca de 192 metros. Além de Guarapuava, há o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, a Ilha do Mel, em Paranaguá, e a Estação Ecológica do Caiuá, em Diamante do Norte. Três espaços estão fechados para reforma: o Parque Estadual Ilha das Cobras, também em Paranaguá, o Parque Estadual Mata dos Godoy, em Londrina, e o Parque Estadual do Pau Oco, em Morretes.
No total, o Paraná possui hoje 74 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT. Esse montante compreende a cerca de 26,3 mil km² de áreas protegidas por legislação. Essas áreas são formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana. Ou ainda, aquelas com o uso sustentável de parte dos recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública. Mais informações sobre os parques estaduais, incluindo os horários de funcionamento, estão disponíveis no site do IAT.
Leia outras notícias no Portal RSN.