22/08/2023


Cotidiano Em Alta Guarapuava Paraná

Unidades de Conservação fecham temporariamente no Natal e Ano Novo

As Unidades de Conservação fecham no Natal, entre 12h de terça (24) e a quarta (25), reabrindo na quinta (26). No Ano Novo também tem mudança

Unidades de Conservação do Paraná ficarão temporariamente fechadas para as celebrações de fim de ano (Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST-PR)

As Unidades de Conservação (UC’s) do Paraná vão fechar temporariamente ao público durante as celebrações de fim de ano. No Natal, entre o meio-dia de terça (24) e a quarta (25), retomando as atividades na quinta (26). No Réveillon, entre as 12h de terça (31) e a quarta (1º), reabrindo na quinta (2). O Estado conta atualmente com 27 UC’s em condições de receber visitantes.

Entre elas, o Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança, que tem uma das maiores cachoeiras do Sul do Brasil, com queda de água atingindo cerca de 192 metros. Além de Guarapuava, há o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, a Ilha do Mel, em Paranaguá, e a Estação Ecológica do Caiuá, em Diamante do Norte. Três espaços estão fechados para reforma: o Parque Estadual Ilha das Cobras, também em Paranaguá, o Parque Estadual Mata dos Godoy, em Londrina, e o Parque Estadual do Pau Oco, em Morretes.

No total, o Paraná possui hoje 74 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT. Esse montante compreende a cerca de 26,3 mil km² de áreas protegidas por legislação. Essas áreas são formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana. Ou ainda, aquelas com o uso sustentável de parte dos recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública. Mais informações sobre os parques estaduais, incluindo os horários de funcionamento, estão disponíveis no site do IAT.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo