Caio Budel, com colaboração de Antonio Carlos
Irati – Todas as 23 unidades de saúde de Irati estão atuando sem licença da Vigilância Sanitária do município. A irregularidade foi confirmada pela secretária de saúde, Lígia Petchak Zanlorenzi, em entrevista à RedeSul de Notícias. A ausência da liberação sanitária fere o Artigo 159 do Código de Saúde do Paraná, que estabelece a necessidade do documento para o funcionamento de unidades de saúde públicas ou privadas.
De acordo com Lígia, a última vez que todas as unidades foram vistoriadas foi em 2001. Em novembro de 2014, alguns dos postos de saúde passaram por novas vistorias, mas o funcionamento dos mesmos já está irregular desde novembro do ano passado.
“Sei que a licença é válida por 12 meses, mas devido os postos estarem passando por reformas, as licenças não foram emitidas”.
Ainda de acordo com Lígia, os funcionários da Vigilância Sanitária que são responsáveis pelas vistorias estão de licença e, por conta disso, a situação das unidades ainda não foi regularizada. Segundo previsões da secretária, a regularização dos postos deve acontecer em julho ou agosto deste ano. Para ela, “mesmo sem as licenças sanitárias, isso não gera nenhum risco a população”.
De acordo com o secretário de comunicação da Prefeitura de Irati, Cléber Moletta Gomes, apesar da ausência de licença sanitária nos postos, nunca houve nenhuma reclamação de contaminação ou problemas do gênero.
“Mesmo sem licença, ninguém nunca foi contaminado ou sequer reclamou sobre algum problema nestes postos”.