As universidades estaduais do Paraná participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começa nesta segunda feira (13), com atividades especiais nas suas cidades-sede. São exposições, oficinas temáticas, shows de física e química, apresentação de filmes científicos, jogos voltados à divulgação científica, abertas à comunidade.
A SNCT acontece em todo o país e é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesta 11ª edição, o tema é “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. A proposta é estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.
O evento busca, ainda, popularizar a ciência, mostrar sua importância no desenvolvimento do país, e incentivar a atitude científica e a inovação.
O encerramento das atividades no Paraná será no dia 23 de outubro no Museu Oscar Niemeyer, com a participação de todas das universidades estaduais, além da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O evento acontece das 10h às 16h.
UEL
O Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina participa da semana abrindo as portas para estudantes de escolas da região. Até o próximo dia 17 de outubro, 528 crianças deverão visitar o museu para conhecer princípios de experimentos científicos em várias áreas do conhecimento.
As atividades incluem o “Show da Química e Física”. A ideia é mostrar, na prática, diferentes fenômenos químicos e físicos, inclusive abordando os conceitos das disciplinas, com as respectivas consequências na vida cotidiana. Outra proposta é contribuir para a promoção da alfabetização científica em todos os níveis de ensino.
UEPG
Serão duas ações paralelas durante a Semana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. A primeira envolve o Departamento de Informática e o Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia e será realizada no Hall Tecnológico do Campus Uvaranas. Visa proporcionar a interação do ensino superior de computação e informática com a rede pública de ensino fundamental e médio, onde serão apresentados experimentos envolvendo o uso ou construção de softwares, e sistemas eletrônicos para automação.
A outra atividade é a denominada “Jogos Interativos na Educação Física Escolar: a tecnologia como instrumento de formação científica”, que possibilitará a alunos de escolas públicas o acesso a jogos interativos relacionados a esportes coletivos e individuais, que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Educação Física. Serão visitados os colégios estaduais Regente Feijó, Padre Arnaldo Jansen e General Osório.
UNICENTRO
Na Universidade Estadual do Centro-Oeste, a atividade principal é apresentar aos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares de Guarapuava e região, a importância do ensino da ciência. O objetivo é desmistificar o ensino como atividade exclusivamente teórica e de difícil execução. Despertar através de jogos, filmes e outros recursos, o interesse do estudo da ciência como fator de desenvolvimento econômico e social do país.
UNIOESTE
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná preparou atividades de Educação Ambiental para sensibilizar alunos do ensino fundamental e ensino médio, valorizar os princípios de conservação da natureza e uso responsável dos recursos naturais. Essa sensibilização se dará por meio de atividades lúdicas e palestras que serão realizadas no campus.
UENP
Na Universidade Estadual do Norte do Paraná serão desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças, principalmente voltadas ao conhecimento do funcionamento do cérebro. Para os adolescentes, haverá uma feira de ciências com temas como percepção, memória, games e cognição.
UNESPAR
Durante a Semana, campus da Universidade Estadual do Paraná de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranavaí, Paranaguá e União da Vitória abrirão seus espaços para a comunidade. Serão divulgados pesquisas, programas e projetos de extensão desenvolvidos pelos professores e alunos da instituição, além de proporcionar o deslocamento da comunidade escolar para a universidade na ocasião da realização de atividades científico-culturais como feiras e simpósios.
UEM
As atividades especiais na Universidade Estadual de Maringá acontecem de 19 a 25 de outubro no Museu Dinâmico, com as exposições: “Tempo e vida”, sobre a vida de diferentes espécies; “Caminho percorrido pelos alimentos” e “Química da vida”. Haverá, também, documentários em vídeo e jogos voltados para a divulgação científica. As ações são voltadas para estudantes e professores da educação básica e infantil.
MOBILIZAÇÃO
No dia 23 de outubro, o evento de encerramento estadual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será voltado aos alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas.
Além das universidades estaduais e da UTFP, participarão a empresa Zoom/Lego, instalada na Agência PUC-PR de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar).