22/08/2023


Universidades paranaenses recebem verba de R$ 52 milhões da Copel

A ação faz parte dos programas de Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento da Copel

PARQUE EOLICO DE PALMAS

A Copel, por meio de uma chamada pública aberta pelos programas de Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento sob regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), destina R$ 52 milhões para projetos de universidades paranaenses. Nos próximos três anos, projetos inovadores de geração de energia renovável e de substituição de equipamentos para tornar mais eficiente o uso da energia elétrica, serão executados em cinco polos universitários paranaenses.

 

Estes projetos devem ser desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba e em Pato Branco.

 

Foi a primeira vez que a chamada vinculou projetos de eficiência a propostas de pesquisa nas instituições de ensino superior. A ideia é que os 22 projetos aprovados em todo o Brasil, nesta experiência inédita, sirvam para a formulação de políticas públicas de combate ao desperdício de energia elétrica em unidades consumidoras de todas as esferas da administração pública.

 

Conforme o presidente da Copel, Antonio Sérgio Guetter, o conhecimento adquirido será aproveitado por professores, alunos e funcionários. Além disso, os estudantes poderão participar da execução destes projetos e ainda presenciar disciplinas específicas inseridas nas grades curriculares.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo