Caio Budel
A liderança do Governo do Paraná na Assembleia Legislativa firmou um compromisso com os sindicatos representativos dos docentes das universidades em greve no estado e assinou um documento que atende algumas das demandas das instituições paralisadas. O documento foi assinado na última terça feira (10) pelo deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do governo e pelo secretário João Carlos Gomes, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
De acordo com informações do documento (veja aqui), divulgado pelo Sindicato dos Docentes da Unicentro (Adunicentro), um dos compromissos firmados foi que o Paraná Previdência ficará como está, sem sofrer alterações. Além disso, também ficou estabelecido que o terço de férias dos docentes e demais servidores das universidades será pago em parcela única até o final de março.
Foi nesta reunião entre o governo e os sindicatos que também foi estabelecida a revogação do decreto 546/2015, que permitia a inclusão de autonomia universitária nas instituições.
Com os anúncios, os sindicatos presentes se comprometeram a convocar assembleias ainda esta semana para debater a suspensão da greve. A Adunicentro já convocou uma extraordinária para esta quinta feira (12), em Guarapuava e Irati. Já o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro (Sintesu) marcou assembleia para sexta feira (13), em Guarapuava.