22/08/2023



Educação

Universidades públicas de Guarapuava aparecem entre 100 melhores do país

Caio Budel

As duas universidades públicas de Guarapuava apareceram entre as 100 melhores do país segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado no início desta semana. Em sua terceira edição, o estudo avaliou 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir dos indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) apareceu na 92º posição, marcando nota 44,82 de um total de 100. A melhor pontuação da instituição foi no quesito inovação, que garantiu a sua 40º posição na categoria.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) apareceu na 52º posição, marcando nota total de 62,11. No quesito inovação, a instituição ficou na 36º colocação e em 42º na categoria Ensino.

Em primeiro lugar no ranking aparece a Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em segundo lugar e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em terceiro.

No ranking ainda é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil em centro universitários, faculdades e universidades, como administração, direito e medicina, a partir dos indicadores de ensino e mercado. Para ver a classificação individual das universidades por curso, clique aqui.

O RANKING
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha de São Paulo desde 2012. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do Ministério da Educação (MEC) e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo