22/08/2023



Educação

Universitários do PR atuam em Goiás no Projeto Rondon

imagem-2897

Quarenta e oito estudantes e professores de seis instituições de ensino superior (IES) do Paraná atuam desde o domingo passado (25) em diferentes municípios de Goiás, na chamada Operação Centro-Norte do Projeto Rondon, uma ação extensionista de nível nacional coordenada pelo Ministério da Defesa. Dos seis grupos, quatro são de universidades públicas – Unicentro (Guarapuava/Irati), UEM (Maringá), UEPG (Ponta Grossa) e UTFPR (Curitiba).
Ao todo, 48 IES do Brasil todo atuarão em 24 cidades goianas até 06 de fevereiro, capacitando moradores locais em áreas como Saúde, Comunicação, Turismo, Políticas Públicas, Educação, Geração de Renda e outras. “No domingo pela manhã (25), quando da recepção por parte dos rondonistas pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, ficou evidente para todos a forte participação paranaense”, avaliou o estudante Cláudio Aguiar, da equipe da Unicentro que está em Iaciara, no Norte de GO, nas proximidades dos Estados do Tocantins e da Bahia.
O grupo da Unicentro, aliás, criou até um blog para divulgação diária de suas ações – www.unicentronorondon2009.blogspot.com, além de produzir conteúdo para diversos veículos, como a Rádio Verde Oliva FM, do Exército Brasileiro. Luís Fernando Busatto, acadêmico da UEPG, se disse empolgado já no domingo, ainda em Brasília, ao apresentar a abrangência do Rondon, que, nestes meses de janeiro e fevereiro, também está presente no Pará, Amazonas e Amapá, totalizando aproximadamente 1 mil universitários.
Visivelmente emocionado com o clima de espírito solidário presente no Teatro Pedro Calmon, no Quartel-General do Exército em Brasília, Jobim anunciou a ampliação do Rondon em 50% para 2009/2010 no número de estudantes selecionados e reiterou diversas vezes seu desejo de sucesso para as equipes dirigidas a Goiás. “Lembrem-se que a miséria, a tristeza e a dor, que eventualmente vocês assistirão nesses 15 dias, são o cimento de nossa pretensão de futuro como Estado Nacional. Chega de o Brasil ficar olhando para o lado, para os cantos, de cabeça baixa”, discursou Jobim, finalizando: “Façam essas pessoas felizes porque vocês assim serão também felizes”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo