Sejam descartáveis, N95 ou até de tecido, as máscaras fazem parte do nosso dia a dia por causa da pandemia. Mas há uma possibilidade de não serem obrigatórias em breve no Paraná. Nesta terça (19), em entrevista a um programa de televisão, o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que a medida já está em planejamento.
Estamos estudando a melhor forma de deixarmos de exigir as máscaras. Se tudo continuar neste ritmo, acredito que poderemos deixar de exigir as máscaras a partir do início do ano que vem. Ainda neste ano, acho muito difícil.
Para isso acontecer, o cenário de covid-19 precisa ser favorável. De acordo com o Governo, a semana passada apresentou queda na média móvel de casos pela quinta vez seguida. Portanto, o Estado completa três semanas consecutivas com menos de 10 mil casos confirmados.
Por enquanto, Beto Preto ressaltou a importância de manter o uso das máscaras. “Sem as máscaras, com certeza teríamos muito mais casos e mortes por conta do coronavírus”. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o acessório é essencial no combate ao vírus.
AVANÇO NA IMUNIZAÇÃO
Além disso, o secretário confirmou a entrega de 318.240 doses de vacina contra a covid-19. A nova remessa chega ao Paraná na noite desta terça (19). Desta vez, o lote será destinado aos adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades e de grupos prioritários. Por fim, esta é a primeira remessa do Governo Federal direcionada aos adolescentes em geral.
(*Com informações do Portal RIC MAIS)
Leia outras notícias no Portal RSN.