A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu na noite de ontem (22), determinar a volta obrigatória do uso de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. A exigência volta pouco mais de três meses após ser derrubada pelos diretores da Anvisa.
A adoção não é imediata e prevê um tempo de adaptação. Mas conforme a Anvisa, começa a valer a partir desta sexta (25). A obrigatoriedade esteve em vigor entre 2020 e 17 agosto de 2022. A nova resolução aprovada, considera o aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas.
OBRIGATORIEDADES
PROIBIÇÕES
Porém, a nova norma proíbe alguns comportamentos. Entre eles, o uso isolado do face shield (não acompanhado da utilização de uma máscara) nesses ambientes. Também fica proibido o uso de máscaras de acrílico ou de plástico. E ainda as máscaras que possuem válvulas de expiração (geralmente usadas na construção civil), incluindo as N95 e PFF2 desse modelo.
De acordo com a resolução, lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou não profissional não serão permitidos. E por fim, o uso de máscaras de proteção não profissionais confeccionadas com apenas uma camada de proteção.
(*Com informações de G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.